Emmanuelle van Erck

DVM, PhD

A Dra. Emmanuelle Van Erck formou-se na École Nationale Vétérinaire de Maison Alfort (França), em 1996. É Doutorada em testes funcionais respiratórios em cavalos na Faculdade de Veterinária da Universidade de Liège (Bélgica).
O seu trabalho levou-a a participar em projetos de pesquisa na Equine Sports Medicine na Universidade de Cornell (EUA) e na Universidade de Uppsala (Suécia). Todas estas experiências despertaram ainda mais a sua paixão pela medicina equina. Em 2000, tornou-se consultora sénior do Centro de Medicina Desportiva Equina da Universidade de Liège, onde participou em diversos projetos de pesquisa e colaborou na formação de estudantes de Veterinária.
Em 2007, foi convidada a desenvolver a unidade de medicina interna e desportiva de equinos no CIRALE, na Normandia (França).
Tornou-se diplomada no Colégio Europeu de Medicina Interna de Equinos (ECEIM) em 2008 e posteriormente foi reconhecida como especialista europeia em medicina interna de equinos pela Ordem dos Veterinários.
Em 2010, foi convidada para integrar o Comité Internacional da Conferência Internacional sobre Fisiologia do Exercício Equino (ICEEP).
É autora de mais de 40 artigos científicos e palestra regularmente em reuniões científicas internacionais. É membro do conselho da Sociedade Belga de Profissionais de Equinos (BEPS) e do comité científico da Associação Francesa de Veterinários Equinos (AVEF). Continua a colaborar em projetos de pesquisa aplicada à Medicina Desportiva Equina e a ensinar estudantes e profissionais de veterinária.